ENCONTRE OS SETE ERROS 

 
--------------------------------------------------------------------------------




                                          

 
Palavras Trocadas

 
Nome do jogo: Palavras Trocadas Categoria: Vocabulário, Lógica


Local de Desenvolvimento: Sala de aula

Idade: 5 anos e acima

Material necessário: Letras do alfabeto em cartões quadrados de 2 cm. Para cada série de consoantes deverá haver quatro ou cinco de vogais.

Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Memória associativa, Conhecimentos gerais, Memória visual, vocabulário, Linguagem, Expressão, Ordenação, lógica, etc.

Formação: Crianças sentadas à vontade numa mesa, ou no centro da sala.

Desenvolvimento: Cada jogador escolherá as letras suficientes para compor uma palavra, mas não as colocará em ordem. A palavra escolhida deverá ser mantida em segredo. Após a escolha, os jogadores trocarão os cartões e cada um procurará organizar o vocábulo pensado pelo outro. Será considerado vencedor quem primeiro fizer a palavra.

Variações: Algumas vezes, os jogadores poderão dar dicas, como, por exemplo, dar pistas relacionadas com a palavra que pensou. Isso funciona bem quando os grupos são de crianças das séries menores.

--------------------------------------------------------------------------------


Estou Vendo Uma Coisa

 
Nome do jogo: Estou Vendo uma Coisa Categoria: Linguagem, Atenção
 

 
Local de Desenvolvimento: Sala de aula

Idade: 5 anos e acima

Material necessário: Nenhum

Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Memória associativa, Conhecimentos gerais, Memória visual, Atenção, linguagem, Expressão, etc.

Formação: Crianças sentadas à vontade na sala ou ambiente escolar.

Desenvolvimento: Entre os objetos presentes, o Orientador escolherá um qualquer e, para que as crianças adivihem qual é, indicará a cor. Dirá, por exemplo: "Estou vendo uma coisa vermelha". Cada criança mostrará um objeto que tenha a cor designada e a que conseguir acertar, terá sua vez de fazer a escolha do próximo. A indicação não precisará ser feita por ordem dos jogadores, mas, se o número destes for muito grande, o orientador indicará um a um.

Variações: Em vez da cor, poderá ser dada a forma, a inicial do nome, a primeira letra, o material de que é feito. Poderá ser dito, por exemplo: "Vejo uma coisa de ferro".

--------------------------------------------------------------------------------

 
BOCA DE FORNO

 
Primeiro uma pessoa é eleita como "o senhor" , esta pessoa irá dar as ordens na brincadeira ,os demais participantes terão apenas que cumprir suas ordens. A ordem consiste em achar um determinado objeto, caso a criança não consiga encontrar e trazer o objeto pedido ela é obrigada a pagar uma prenda que pode ser cantar ou dançar uma musica, imitar um bicho ou qualquer outra coisa.
 

 
Senhor: - Boca de Forno

 
Crianças: - Forno!

 
Senhor: - Faz o que eu mandar?

 
Crianças: - Faço

 
Senhor: - Se não fizer?

 
Crianças: - Toma bolo.

 
Então o Senhor manda que as crianças peguem um objeto.

 
--------------------------------------------------------------------------------

 
 
ENCONTRE OS SETE ERROS