ENCONTRE OS SETE ERROS
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Palavras Trocadas
Local de Desenvolvimento: Sala de aula
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Letras do alfabeto em cartões quadrados de 2 cm. Para cada série de consoantes deverá haver quatro ou cinco de vogais.
Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Memória associativa, Conhecimentos gerais, Memória visual, vocabulário, Linguagem, Expressão, Ordenação, lógica, etc.
Formação: Crianças sentadas à vontade numa mesa, ou no centro da sala.
Desenvolvimento: Cada jogador escolherá as letras suficientes para compor uma palavra, mas não as colocará em ordem. A palavra escolhida deverá ser mantida em segredo. Após a escolha, os jogadores trocarão os cartões e cada um procurará organizar o vocábulo pensado pelo outro. Será considerado vencedor quem primeiro fizer a palavra.
Variações: Algumas vezes, os jogadores poderão dar dicas, como, por exemplo, dar pistas relacionadas com a palavra que pensou. Isso funciona bem quando os grupos são de crianças das séries menores.
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Estou Vendo Uma Coisa
Nome do jogo: Estou Vendo uma Coisa Categoria: Linguagem, Atenção
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Nenhum
Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Memória associativa, Conhecimentos gerais, Memória visual, Atenção, linguagem, Expressão, etc.
Formação: Crianças sentadas à vontade na sala ou ambiente escolar.
Desenvolvimento: Entre os objetos presentes, o Orientador escolherá um qualquer e, para que as crianças adivihem qual é, indicará a cor. Dirá, por exemplo: "Estou vendo uma coisa vermelha". Cada criança mostrará um objeto que tenha a cor designada e a que conseguir acertar, terá sua vez de fazer a escolha do próximo. A indicação não precisará ser feita por ordem dos jogadores, mas, se o número destes for muito grande, o orientador indicará um a um.
Variações: Em vez da cor, poderá ser dada a forma, a inicial do nome, a primeira letra, o material de que é feito. Poderá ser dito, por exemplo: "Vejo uma coisa de ferro".
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BOCA DE FORNO
Primeiro uma pessoa é eleita como "o senhor" , esta pessoa irá dar as ordens na brincadeira ,os demais participantes terão apenas que cumprir suas ordens. A ordem consiste em achar um determinado objeto, caso a criança não consiga encontrar e trazer o objeto pedido ela é obrigada a pagar uma prenda que pode ser cantar ou dançar uma musica, imitar um bicho ou qualquer outra coisa.
Senhor: - Boca de Forno
Crianças: - Forno!
Senhor: - Faz o que eu mandar?
Crianças: - Faço
Senhor: - Se não fizer?
Crianças: - Toma bolo.
Então o Senhor manda que as crianças peguem um objeto.
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ENCONTRE OS SETE ERROS