Agentes de Leitura
O grupo Agentes de Leitura de Itapiúna, formado atualmente por nove agentes e um agente articulador, são representantes locais do projeto estadual Agentes de Leitura do Ceará, que tem como objetivo colocar a leitura do Livro Literária na vida de famílias carentes. Selecionados por edital , os agentes de Itapiúna, já tendo iniciado as atividades há três meses, vem desenvolvendo trabalhos em nosso município voltados para a leitura Literária nas casas das famílias citadas. Além das visitas que correspondem ao acompanhamento do agente a vinte e cinco famílias da mesma comunidade em que o agente reside. Essas visitas são sempre de caráter profissional, mas, tratando a leitura de modo mais formal em que prevalece o diálogo entre a família e o agente e mais tarde entre a família e o livro. Ainda nessas visitas os agentes sempre diversificam suas atividades, além de emprestarem livros, do acervo do projeto, os agentes também se disponibilizam para a realização de atividades extras com as famílias e também atividades voltadas para o município, estando as pessoas cadastradas ou não. Com as famílias, as atividades são sempre de temática que envolva mais a família como um todo, como as muitas contações de histórias, as leituras de livros, poesias, cordéis... Além de o agente manter sempre uma conversa com a família acerca do valor que cada livro toma dentro do ambiente familiar. As atividades extras voltadas para a comunidade em geral, já abordam muito a aquisição da Leitura Literária como uma prática comum ao leitor, com atividades que envolva sempre os muitos jovens e adultos que não sendo leitores serão incentivados de uma maneira lúdica em que ao mesmo tempo literária.
Os agentes de Leitura de Itapiúna já desenvolveram muitas dessas atividades como o I ENCONTRO LITERÁRIO, que uniu jovens e adultos para a socialização de livros, histórias e muitas “literariedades”, realizaram também atividades que se voltam para o público infantil, em mais especial com as crianças do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de Itapiúna, sem falar nas atividades realizadas nos bairros onde o projeto atua. Com pouco tempo de atuação o projeto já vem obtendo bons resultados, são mais de 250 famílias atendidas e muito mais de 500 livros emprestados por mês, mais de 50 contações de histórias mensais e muitas discussões sobre os autores e suas respectivas obras. Para tanto, os agentes mantêm um calendário mensal fixo, contendo as datas e as atividades tanto com as famílias como para a comunidade municipal. Além de todas essas atividades voltadas para a escrita, para o diálogo e para a socialização, os Agentes de Leitura de Itapiúna mantêm um blog na internet, com matérias sobre suas atividades, seu calendário de tarefas, além de vídeos, enquetes, fotos e matérias que envolvam a criação Literária local e também críticas e de pesquisas literárias feitas por itapiunenses.
Os Agentes de Leitura de Itapiúna buscam sempre uma maneira de mostrar como a Leitura influencia e melhora tanto no convívio familiar como no crescimento intelectual e profissional. Não se fixando a um único alvo, os agentes atendem todos os que recorrem ao projeto, sejam eles, alunos, adultos, crianças, até mesmo Professores e servidores públicos também buscam o projeto. Nessas expectativas, os agentes de Itapiúna buscam não somente a melhora do projeto, como também a melhora de vida do município.